8 de ago. de 2014

5 dicas para fazer um game de sucesso

Quando desenvolvemos um jogo, enfrentamos diversos obstáculos até chegar em seu resultado final.
Isso acontece com a maioria dos projetos e não se restringe apenas aos desenvolvedores.

Assim como em qualquer outro projeto, ficamos ansiosos pelo resultado final e enquanto este não chega, tentamos atingir seu objetivo o mais rápido possível. E é aí que pecamos e podemos comprometer o desenvolvimento do game.
Por isso hoje o GameStorming irá ensinar 5 regras básicas para qualquer desenvolvimento de projeto. Leia, imprima, cole pelas paredes e não se esqueça de nenhuma delas.

1) Calma + Paciência = Qualidade
Todos nós conhecemos a ansiedade e sabemos o quanto ela pode atrapalhar um projeto. Na hora de desenvolver um game é a mesma coisa: é necessário muita calma e paciência para perceber os detalhes e melhorar os pontos que ainda não estão completamente desenvolvidos. É nessa hora que devemos espantar o bichinho da ansiedade para que consigamos enxergar todo os pontos que merecem ser melhorados e desenvolvidos no projeto.


2) Erre, e erre bastante, mas só no protótipo
Seu protótipo foi um fracasso? Ótimo, antes nele do que em seu projeto final. O protótipo é o momento de testes que antecede o polimento do jogo. É nele que você deve enxergar o que deverá fazer parte do jogo e o que não é tão relevante assim. É a chance de realizar os testes necessários antes de investir em uma ideia ou jogabilidade pré-definida em seu projeto.



3) Pense fora da caixa
Mostre seu protótipo para outras pessoas fora da sua equipe. Vale amigos, namorada(o), esposa(o), família ou qualquer outra pessoa que goste de games e possa ser um público em potencial do seu projeto no futuro. Muitas vezes boas ideias vem de fora de equipe, pois os participantes do projeto já se sentem saturados com o trabalho. Quando isso acontecer, respire fundo, take a break, have a kit kat e depois de alguns dias retome o projeto com a mente fresca.


4) Faça a faxina
Mande a preguiça embora, organize e limpe o código antes de finalizá-lo. Erros e bugs devem fazer parte apenas do seu protótipo, e não do seu projeto final. Lembre-se da regra nº 1 e lembre-se de que quanto mais polimento, melhor será o resultado. Para isso é necessário driblar o cansaço e fazer uma limpeza no código do jogo, para eliminar qualquer imperfeição ou “gambiarra” feita. Isso fará diferença no final, pode creditar.




5) Satisfação em primeiro lugar
A satisfação completa com o jogo é sinal de que o projeto atingiu o nível esperado e que ele está pronto para o mercado. Nunca publique um jogo quando não se sentir completamente satisfeito com ele, pois as chances de frustração são maiores nesse caso. Evite esse risco e avalie o projeto para saber se realmente o nível esperado foi atingido. Jogos medianos são publicados todos os dias, trabalhe em seu projeto e garanta o seu diferencial.
Postagem Anterior
Proxima Postagens

Postado Por:

Um comentário: