16 de abr. de 2011

Gamerart - Cinta 3D permite que pais acompanhem gestação dos filhos

Um dispositivo criado por uma designer industrial da Austrália pode deixar pais e filhos ainda mais próximos durante a gestação. O protótipo, denominado PreVue, de autoria de Melody Shiue, da Universidade de Nova Gales do Sul, aproveita os avanços do ultrassom para oferecer aos pais uma "janela" que os permite acompanhar melhor os vários estágios da gravidez e saber mais sobre o filho que esperam. As informações são da revista gizmag.



O aparelho, que parece uma cinta, escaneia o ventre da mãe e envia ondas sonoras de diferentes ângulos, formando assim imagens em 3D com profundidade e volume. O PreVue possui uma quarta dimensão, no caso, temporal. Graças às técnicas já existentes de ultrassom em 4D, é possível ver as imagens do bebê em uma tela no próprio protótipo e em tempo real.

Segundo a gizmag, durante o desenvolvimento do projeto, Melody se deu conta dos riscos e, por isso, propôs alguns "limites no uso do dispositivo". A frequência máxima recomendável é de 10Mhz e o processo de ultrassom não pode ultrapassar 20 minutos a cada 24h - uma contagem regressiva aparecerá na tela alertando o usuário.

E apesar das limitações gerais já recomendadas pelo PreVue, os pais devem definir limites próprios de tempo de ultrassom com o médico. O horário também é um fator importante a ser observado. O melhor horário de uso seria, a princípio, de cinco a dez minutos antes da mãe dormir, o que corresponde ao horário de maior atividade fetal.

Se sair do papel, o PreVue utilizará tecnologias têxteis eletrônicas que possibilitam a incorporação de componentes digitais e eletrônicos e também de juntar o visor e a parte eletrônica em um único dispositivo. Semelhantes a uma cinta, o PreVue terá também dois modos de utilização: uma para fins de diagnósticos, e outro com uma melhor resolução para uso doméstico.

O protótipo do PreVue já concorre ao prêmio Australian Design Award de 2011, que elege os melhores designs de produtos daquele país.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/mundo-em-3d/noticias/0,,OI5039431-EI17669,00-Cinta+D+permite+que+pais+acompanhem+gestacao+dos+filhos.html
Postagem Anterior
Proxima Postagens

Postado Por:

0 comentários: