12 de set. de 2012

GamerArt - Reunião com o Governo para o setor de games, saiba o que aconteceu

Materia copiada do site: www.jogojusto.com.br
No dia 28 de Agosto tivemos uma importante reunião seguida de workshop para o projeto Jogo Justo e para a ACIGAMES.

A convite da própria ministra da cultura Ana Buarque de Holanda e da secretária da Economia criativa Claudia Leitão, o presidente da ACIGAMES e também idealizador do projeto Jogo Justo, Moacyr Alves Junior foi a Brasília para discutir incentivos para a área dos games no Brasil através do plano Brasil Criativo do Ministério da Cultura.


Foram praticamente seis horas de workshop dentro do Ministério da Cultura, para traçar os novos planos do governo na área criativa. E para boa notícia o ministério da cultura tem games como uma de suas prioridades nesse plano.
 DSC01037    DSC01051
    Sala de reuniões do MinC                        Min. da Cultura e Sec. da Economia Criativa
DSC01038
A área de games representada por Moacyr Alves
Nesse workshop cada setor criativo, ficou de repassar seus problemas e apresentar soluções para sua área em três âmbitos: Academia, Desenvolvimento e Comércio.
Dos problemas citados para a área de games por parte do comércio podemos citar alguns como:
- Alta carga tributária, fazendo com que os jogos para consoles e portáteis fiquem muito acima de um preço considerado razoável, incentivando assim o mercado cinza (pirataria) e o contrabando, lesando assim o comércio legal de games no Brasil, novamente o case do dia do “Jogo Justo” mostrou que se os preços fossem justos, teríamos um aquecimento do mercado, todos os presentes ficaram espantados com os números de vendas apresentados nos dias e com o site do Wallmart que teve mais de 800 mil acessos em apenas 10 minutos.
- Concorrência injusta por empresas que praticam preços muito abaixo do mercado, sem comprovar corretamente a origem desses produtos.

Na área do desenvolvimento alguns dos principais problemas citados foram:

- Falta de apoio do governo, referente a feiras internacionais e nacionais para nossos desenvolvedores.
- O imposto sobre jogos e aplicativos feitos que ficam em torno de 40%
- A falta de planos e incentivos exclusivos para a área de games, aqui foram citados os exemplos de países como o Canadá (que paga 35% da folha de pagamento de uma empresa voltada a games) da Romênia (que isentou as empresas de games de impostos para jogos produzidos no país) e a França que tem planos de incentivo para empresas de games.
- A falta de mais editais voltados aos games.
- A necessidade de criar um instituto que possa gerenciar um fundo de financiamento para empresas startups de games.
Para a academia alguns problemas citados foram:
- Necessidade de profissionalização e intercâmbio de alunos e professores de games.
- A criação de um banco de livros de programação em jogos, traduzidos para o português.
- Ampliação e melhora do setor de games entre as faculdades.
- Criação de um setor de empreendedorismo dentro das faculdades voltadas a games, para além de ensinar sobre a produção dos games, também dar noções básicas de gerenciamento de uma empresa.
Após o término do Workshop foi gerado um documento que foi entregue pessoalmente a presidenta Dilma Rouseeff sobre tudo que foi discutido no evento e com esse documento entregue foi o primeiro de uma série de esforços que estamos tomando, para a conclusão do projeto Jogo Justo. Outro ponto forte que tivemos nesse evento foi o fortalecimento da ACIGAMES com vários outros setores e ministérios do governo, o que gera ainda mais confiança do governo para com a associação e para com o mercado de games.
01    DSC01059
Moacyr Alves no MinC                               Claudia Leitão e Moacyr Alves.
Essa foi uma das reuniões decisivas para a área de games no Brasil, temos outras duas frentes que estamos atuando agora que são o Plano TI maior pelo ministério das ciências e Tecnologia onde já anunciamos o investimento do ministério para games em torno de 43 milhões de reais, que estamos ajudando e indicando onde o dinheiro pode ser melhor investido e o plano Brasil Maior que será a frente de redução de carga tributária, onde estamos participando ativamente com todos do ministério da cultura para melhorar o setor e aproveitamos e deixamos aqui nossos agradecimentos a todos do MinC pelo ótimo apoio e incrível feedback que recebemos do ministério, quando todo o trabalho for concluído faremos um documento com o nome de todos agradecendo os participantes do governo nesse projeto.
Aproveitamos e deixamos aqui para conhecimento do público que já deixamos ao todo para o governo 09 estudos do setor, 03 projetos completos e mais 16 documentos propondo a redução de carga tributária.

E claro somente com o apoio de todos que vamos conseguir mudar o quadro atual dos games no Brasil e claro todos podem ajudar propondo soluções ou nos ajudando e colaborando conosco, para isso basta entrar em contato conosco pelo e-mail da secretaria da ACIGAMES

Gostaríamos de agradecer também a todos que nos ajudam nessa luta.
Postagem Anterior
Proxima Postagens

Postado Por:

0 comentários: