2 de abr. de 2012

GamerArt - Sony lança portal pra desenvolvedores de games


Sony planeja lançar portal de desenvolvimento de games para PSVita em abril


Linguagem C#, licença anual de 99 dólares, site oficial, integração dos kits com Android e XPeria Play. Possível SDK gratuito? O Rodrigo Motta (um dos criadores do game nacional Xilo) divulgou numa lista de discussão do IDGA um PDF da Sony com muitos detalhes do desenvolvimento de jogos para o PSVita, incluindo imagens do kit e de um site (com fórum de discussão) que pode sair em abril. Segundo o Rodrigo, essa mudança pode visar o enorme mercado que a Apple conseguiu criar para o seu iPhone, e hoje a porta de entrada perfeita para empresas pequenas criarem
games e terem chance de crescer. iPhone, hoje, é o rei do desenvolvimento casual. Mas voltemos ao Vita. Baixe no site oficial o PDF da apresentação deles na GDC 2012:
Essa vou querer assistir de camarote. Em todos esses anos trampando com blogs e acompanhando um pouco a indústria (não sei tudo, claro!) eu mal vi apoio da Sony para desenvolvimento de games (no máximo criar aplicações com o Move, usando o Move.Me, um kit custando $99 dólares na PSN Store). Ela apoia quem passa por testes internos, mas não existe divulgação maciça, diferente da Microsoft com o XNA ou mesmo a Apple ou Google PlayN (e agora o portal Play). Aliás, eu nem sabia também desse PDF da empresa. Se a Sony fizer o dever de casa direitinho (incluindo divulgação nos Playstation.Blog e ter um kit gratuito pelo menos pra estudo dos desenvolvedores) ela pode conseguir ter mais pessoas desenvolvendo. Eu me interesso em desenvolver e estudar pro Vita. E sendo em C#, também posso estudar o XNA em paralelo, economizando tempo, por ainda não ter começado a estudar o C#.
Se surgirem mais informações relacionadas eu vou postando por aqui. Se alguém também souber de algo ou quer opinar, deixe o seu comentário!
Postagem Anterior
Proxima Postagens

Postado Por:

0 comentários: