12 de abr. de 2012

GamerArt - Volkswagen aposta em jogos virtuais para interagir com funcionários




Para promover parte do treinamento de seus profissionais da rede de concessionárias, a Volkswagen criou mais um jogo eletrônico (game), o Missão SpaceCross, no qual o jogador assume o papel de um agente especial que deve encarar a concorrência, que tenta impedir o lançamento do Space Cross no mercado. O jogo, que envolve um roteiro de norte a sul do Brasil, é possível informa-se sobre as características do veículos e seu público-alvo.


"O jogo foi uma aposta bem-sucedida para inovar nosso treinamento, tanto em termos de navegação e interação, quanto no desenvolvimento e apresentação do conteúdo. A experiência se mostrou muito eficiente e agradou os usuários, contribuindo para a absorção do conteúdo do curso", disse Leonardo Tosello, gerente da Academia Volkswagen, área responsável pelos treinamentos das mais de 600 concessionárias da marca no País. Até o momento, a jogo já contou com a participação de mais de 4.500 profissionais.

A montadora investe em jogos desde 2004, quando lançou seu primeiro jogo, o Super Trunfo, desenvolvido para a plataforma Messenger, programa de mensagens instantâneas da Microsoft, que alcançou a média de 1 milhão de partidas por mês, recebendo o prêmio mundial da Microsoft como uma das melhores ações de comunicação feitas por meio do programa. Após essa primeira experiência, a VW criou os jogos CrossFox Ágil, no qual o usuário enfrentava uma trilha com obstáculos, e Autopolis, um game de tabuleiro 3D para computador que transmite conceitos de segurança, legislação e cidadania no trânsito, com foco na formação do condutor.


Aplicativos para IPad

Além dos games, outra das inovações da Volkswagen é o uso de aplicativos para iPad. A última novidade é o SpaceCross – A lenda do Saci, aplicativo usado na campanha do modelo, desenvolvido pela agência AlmapBBDO. Trata-se de um livro interativo que conta a história da mais famosa lenda do folclore brasileiro, narrada por João Gordo, apresentador e vocalista da banda de rock "Ratos de Porão".

O Saci é conhecido por pregar peça nas pessoas. Ele aparece em todo o Brasil e, em cada região, ganha um nome diferente. No livro interativo, o leitor pode descobrir todos os seus apelidos, fazer o Saci pular em uma perna só, ver como ele assusta os viajantes e faz trança na crina dos cavalos. Durante a aventura, o Space Cross brinca com o Saci até conseguir capturá-lo.

A lenda é contada através de animações em 3D, acompanhadas por uma trilha de rock misturada a ritmos brasileiros. No final, o usuário ainda pode conhecer todos os detalhes do SpaceCross da Volkswagen.

Outros modelos que tiveram ações interativas para iPad foram o SpaceFox e o Tiguan. Na campanha do SpaceFox, o aplicativo permite que o usuário crie desenhos inusitados a partir da imagem do modelo e reforça a ligação da Volkswagen com os consumidores que são o alvo da campanha: jovens independentes que gostam de novidades e aventuras.

Já na campanha do Tiguan, o aplicativo possibilita que o leitor coloque os dedos em locais indicados na tela para que o modelo estacione entre eles, fazendo menção à tecnologia Park Assist II.

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