30 de set. de 2011

GamerArt - Como ganhar dinheiro com games


Quem já não se fez, ou pensou, na seguinte pergunta: – Como eu faço para ganhar dinheiro desenvolvendo games para a plataforma Android?
Pois é… servindo como uma possível dica para a resposta dessa pergunta, a divisão de Mobile da EA e Gameloft trocaram suas estratégias iniciais de mercado e, até onde tudo indica, estão gerando resultados positivos com a nova abordagem.
Os modelos tradicionais de se ganhar dinheiro com games para a plataforma Android são:

  • Criar um game e colocar para venda no Android Market;
  • Criar um game gratuito e colocar anúncios.
Em entrevista com Thiago Rosa postado aqui no blog "ABRINDO O JOGO"tivemos um destaque para o retorno financeiro com anúncios ao invés de vendas pelo marketplace. Será que temos outras alternativas?
Recentemente duas gigantes no mercado de desenvolvimento de jogos para mobile estão diversificando e tentando novas alternativas ao modelo “pagou / baixou”. Observe a seguir as principais estratégias utilizadas pela EA e Gameloft para ganhar dinheiro com games para o Android.
Estratégia da EA: liberou recentemente para download gratuito uma das suas franquias mais clássicas, o Tetris. O famoso game de encaixe de blocos pode ser baixado gratuitamente no Android Market e, ao que tudo indica, a única fonte de captação de recursos financeiros do game, é a publicidade.
Estratégia da Gameloft: optou por um modelo de negócio diferente – subscriptions (inscrições). O novo Android HD+ Gameloft Club é um clube fechado, por hora para o Reino Unido, onde os assinantes pagam £0,99 por semana tendo direito a baixar 1 novo game nesse período.  No momento da inscrição, o novo assinante tem direito a baixar títulos.
O game N.O.V.A. 2 é um dos games que podem ser adquiridos pelos assinantes do clube.

Gameloft N.O.V.A. 2
Para nós, gamers brasileiros, que pagamos cerca de R$12,00 por game da Gameloft, os valores praticados no clube apelidado de “Club buy 99p” são bem atrativos.
É notável que as feras do mercado, EA e Gameloft, aos poucos estão se rendendo para o modelo de negócio freemium já adotado pelas empresas Godzilab, Papaya e Gameview.
O modelo freemium é aquele em que o game é distribuído gratuitamente e são oferecidos benefícios duráveis ou não de forma paga. Por exemplo, poderia ser oferecido munição extra a um preço bem convidativo no game em uma fase com um alto grau de dificuldade.
Lembram das alternativas clássicas de se ganhar dinheiro? Vamos incrementar nossa lista.
  • Criar um game e colocar para venda no Android Market;
  • Criar um game gratuito e colocar anúncios;
  • Criar um clube com benefícios para os assinantes;
  • Criar um game gratuito e vender benefícios.
E agora? Onde você apostaria suas fichas?
Postagem Anterior
Proxima Postagens

Postado Por:

0 comentários: