27 de set. de 2011

GamerArt - A Microsoft e o Ministério da CTI vão criar um fundo para desenvolvimento de games no país

A Microsoft Brasil e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação vão criar um fundo para fomentar o desenvolvimento de games no país. O
anúncio foi feito nesta terça-feira (27) pelo presidente da companhia, Michel Levy, durante o lançamento oficial da fabricação de console de videogame da Microsoft na Zona Franca de
Manaus. O objetivo do fundo é credenciar os desenvolvedores de softwares locais como fornecedores de jogos para consoles.

secretário de Política de Informática do MCTI, Virgílio Almeida, a indústria de games é considerada portadora do futuro, que atrai jovens e estimula o empreendedorismo. Ele adiantou que o faturamento desta indústria para este ano está previsto em US$ 74 bilhões em todo o mundo, e deve chegar a 2015 movimentando US$ 112 bilhões. “No Brasil, esse mercado deve movimentar este ano US$ 600 milhões”, disse.

Segundo o informativo, o objetivo desse estímulo é investir em startups (empresas recém-fundadas, ainda em fase embrionário de desenvolvimento) e promover a formação de profissionais da área, como designers de jogos e artistas gráficos.

O MCT injetará dinheiro em empresas iniciantes, a princípio, com até oito funcionários. A verba será financiada pela Finep e pela CNPq. Por sua vez, a multinacional deverá financiar bolsas do programa Brasil sem Fronteiras, pelo qual estudantes brasileiros terão oportunidades de realizar estágios em estúdios de games renomados no exterior.

Devido a essa parceria, parte dos recursos investidos será destinada apenas para o desenvolvimento de jogos para a plataforma da Microsoft. O restante será distribuído para outros dispositivos, como games para tablets. Com tanto incentivo, o governo espera introduzir o Brasil no mercado internacional de jogos, que chega a dispender aproximadamente US$ 68 bilhões.

A Microsoft não quis divulgar os recursos destinados ao novo fundo. De acordo com Levy, nas próximas semanas a companhia assinará com o MCTI um protocolo de intenções para formatação desse novo mecanismo de incentivo à inovação.

Xbox
Já sobre a produção local do Xbox 360, Levy adiantou que haverá uma redução de 40% do preço praticado pelo equipamento no país a partir do dia 5 de outubro. A fabricação do console será feita pela empresa Flextronics, que já fabrica o videogame na China. A operação no Brasil tem capacidade para produzir 17 mil Xbox 360 por semana e está preparada para triplicar o volume de acordo com a demanda do mercado. A expectativa da Microsoft é ampliar as vendas em até 10 vezes em um ano.

Segundo a diretora de canais da Microsoft, Cristina Palmaka, a decisão de fabricar o console no Brasil se deveu ao grande potencial do mercado local, bem como os incentivos fiscais. Mas não informou o montante investido no negócio.

Os consoles de 4 GB e 250 GB, vendidos atualmente por R$ 1.299 e R$ 1.599 cairão para R$ 799 e R$ 1.099, respectivamente. Além disso, serão comercializadas as versões com Kinect – que permite o controle do jogo com o corpo - por R$ 1.099 (4 GB) e R$ 1.399 (250 GB). A Microsoft também pretende ampliar sua presença no mercado com novas revendas oficiais.

Games

A Microsoft anunciou recentemente a fabricação local de jogos em parceria com a empresa Arvato, líder na produção de CD, DVD, Blu-Ray e que está presente em diversos países da América Latina. Com isso, a companhia espera lançar cada vez mais jogos com preços acessíveis e na mesma data de lançamentos mundiais.

Outra novidade anunciada hoje pela Microsoft foi a fabricação no Brasil do cartão de assinatura do serviço Xbox Live. A expectativa é de que o valor do serviço por três meses cairá para R$ 44 e R$ 99, nas assinaturas pelo prazo de 12 meses.
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