Para uma plataforma móvel ser bem sucedida ela precisa de muitos fatores e um deles é a existência de uma grande variedade de aplicativos para seus usuários.
A Mozilla está preparando o seu sistema móvel - oFirefox OS, e uma de suas principais parceiras - a Telefônica - garante que 75% dos apps disponíveis para iOS e Android também funcionarão nos smartphones com seu sistema.
Em entrevista ao TechRadar, o diretor de produção e inovação da operadora espanhola, Carlos Domingo, afirmou que "resultados de uma pesquisa nossa mostrou que 75% dos apps da Google Play e da AppStore são feitos em HTML5, o que torna a portabilidade simples para o Firefox OS".
O sistema da Mozilla, que será lançado primeiro no Brasil no ano que vem, é baseado na web e na plataforma HTML5, portanto, apps que já estão nessa linguagem são facilmente transportados para o Firefox OS.
O sistema operacional para dispositivos móveis que a Mozilla está preparando para enfrentar o Android (e quiçá o iOS), deverá ter no preço camarada a principal arma de sedução para conquistar clientes quando chegar às prateleiras, o que deve acontecer no começo de 2013.
A declaração foi feita durante a conferência Telefonica Digital, que está acontecendo em Londres, pelo CEO Matthew Key. “O primeiro aparelho deverá chegar ao mercado por menos de 100 euros (R$ 250) e será lançado no Brasil antes do primeiro trimestre. Nós queremos oferecer a mesma experiência do Android em um aparelho mais barato ou a mesma experiência em um dispositivo que tem o mesmo preço”, afirmou.
Key também afirmou que, como consumidor, está “frustado” com a fragmentação do Google Play e com o fato que muitas vezes, no Android, não é possível atualizar seu telefone para a última versão do sistema operacional.
Em outro momento o executivo chegou a afirmar que o Firefox OS está “destinado a reparar um desequilíbrio no número de smartphones com o Android no mercado”, e emitiu um apelo para que outras operadoras entrem no projeto. Todavia (sempre quis usar essa palavra num post, gente), se há qualquer temor num possível monopólio do Google neste mercado, ele não foi dito claramente, lembra o pessoal do site Pocket Lint.
Diversos especialistas apontam que o conceito de um telefone powered by Firefox seja um barco furado, mas Key afirma estar consciente dos desafios. “Não subestimamos o tamanho dessa tarefa. Muitos sistemas operacionais já surgiram e a maioria deles falhou”, lembra.
fonte:http://olhardigital.uol.com.br
0 comentários: