A Microsoft Brasil e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
vão criar um fundo para fomentar o desenvolvimento de games no país. O
anúncio foi feito nesta terça-feira (27) pelo presidente da companhia,
Michel Levy, durante o lançamento oficial da fabricação de console de
videogame da Microsoft na Zona Franca de
Manaus. O objetivo do fundo é
credenciar os desenvolvedores de softwares locais como fornecedores de
jogos para consoles.
secretário de Política de Informática do MCTI, Virgílio
Almeida, a indústria de games é considerada portadora do futuro, que
atrai jovens e estimula o empreendedorismo. Ele adiantou que o
faturamento desta indústria para este ano está previsto em US$ 74
bilhões em todo o mundo, e deve chegar a 2015 movimentando US$ 112
bilhões. “No Brasil, esse mercado deve movimentar este ano US$ 600
milhões”, disse.
Segundo o informativo, o objetivo desse estímulo é investir em startups
(empresas recém-fundadas, ainda em fase embrionário de desenvolvimento)
e promover a formação de profissionais da área, como designers de jogos
e artistas gráficos.
O MCT injetará dinheiro em empresas iniciantes, a princípio, com até
oito funcionários. A verba será financiada pela Finep e pela CNPq. Por
sua vez, a multinacional deverá financiar bolsas do programa Brasil sem
Fronteiras, pelo qual estudantes brasileiros terão oportunidades de
realizar estágios em estúdios de games renomados no exterior.
Devido a essa parceria, parte dos recursos investidos será destinada
apenas para o desenvolvimento de jogos para a plataforma da Microsoft. O
restante será distribuído para outros dispositivos, como games para
tablets. Com tanto incentivo, o governo espera introduzir o Brasil no
mercado internacional de jogos, que chega a dispender aproximadamente
US$ 68 bilhões.
A Microsoft não quis divulgar os recursos
destinados ao novo fundo. De acordo com Levy, nas próximas semanas a
companhia assinará com o MCTI um protocolo de intenções para formatação
desse novo mecanismo de incentivo à inovação.
Xbox
Já sobre a produção local do Xbox 360, Levy adiantou que haverá uma
redução de 40% do preço praticado pelo equipamento no país a partir do
dia 5 de outubro. A fabricação do console será feita pela empresa
Flextronics, que já fabrica o videogame na China. A operação no Brasil
tem capacidade para produzir 17 mil Xbox 360 por semana e está preparada
para triplicar o volume de acordo com a demanda do mercado. A
expectativa da Microsoft é ampliar as vendas em até 10 vezes em um ano.
Segundo
a diretora de canais da Microsoft, Cristina Palmaka, a decisão de
fabricar o console no Brasil se deveu ao grande potencial do mercado
local, bem como os incentivos fiscais. Mas não informou o montante
investido no negócio.
Os consoles de 4 GB e 250 GB, vendidos
atualmente por R$ 1.299 e R$ 1.599 cairão para R$ 799 e R$ 1.099,
respectivamente. Além disso, serão comercializadas as versões com Kinect
– que permite o controle do jogo com o corpo - por R$ 1.099 (4 GB) e R$
1.399 (250 GB). A Microsoft também pretende ampliar sua presença no
mercado com novas revendas oficiais.
Games
A Microsoft anunciou recentemente a fabricação local de jogos em
parceria com a empresa Arvato, líder na produção de CD, DVD, Blu-Ray e
que está presente em diversos países da América Latina. Com isso, a
companhia espera lançar cada vez mais jogos com preços acessíveis e na
mesma data de lançamentos mundiais.
Outra novidade anunciada hoje
pela Microsoft foi a fabricação no Brasil do cartão de assinatura do
serviço Xbox Live. A expectativa é de que o valor do serviço por três
meses cairá para R$ 44 e R$ 99, nas assinaturas pelo prazo de 12 meses.
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